No trânsito urbano vigora a "lei da selva" ?
Prof.Dr.José Maria Nascimento Pereira
(02/11/06)
O número de pessoas mortas, por ano, em acidentes de trânsito,nas estradas do Brasil, já foi comparado ao de soldados que morreram na guerra do Vietnam (cerca de 50.000)na década de 70. Pesquisadores ingleses (engenheiros de tráfego e psicólogos),foram designados para encontrar soluções técnicas para os constantes problemas de trânsito urbano de Londres já na década de 80. Os resultados publicados em uma revista científica especializada forma inesperados: os numerosos e variados problemas, encontrados no trânsito urbano da capital inglesa estavam ligados muito mais ao comportamento dos motoristas do que ao vertiginoso aumento do número de veículos circulantes. Os psicólogos aplicaram testes durante as entrevistas em muitos motoristas infratores, os quais apresentavam traços de personalidade muito parecidos entre si.
Segundo essa publicação esses guiadores de veículos são portadores
de conduta classificadas das seguintes maneiras:
a) Causadores de acidentes (colisões, atropelamentos,embriaguês ao volante).Esse grupo apresentou nos testes,fortes tacos de impulsividade,prepotência, egocentrismo, ansiedade, e baixa tolerância às frustrações sendo considerado como o grupo de "confronto".
b) Desobediência às regras e às sinalizações (placas) de tráfego,tais como,velocidade,faixa de rolamento,estacionamento.Os testes psicológicos desse grupo revelaram que esses motoristas tinham grande dificuldade para seguir quaisquer regulamentos e mostravam uma personalidade do tipo "smart"(esperteza e propensão para ludibriar os balizamentos instituídos e aceitos por seu próprio grupo sócia) .Este grupo foi classificado como do tipo "clandestino".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário