sábado, fevereiro 16, 2008

OS FUMANTES : ATIVOS e PASSIVOS

OS FUMANTES : ATIVOS e PASSIVOS

Prof.Dr.José Maria Nascimento Pereira

As campanhas governamentais proibindo aos fumantes, o uso do cigarro em recintos fechados,tais como restaurantes,bares,lanchonetes, escritórios,salas de espera, tem produzido,segundo a mídia, resultados ambíguos.Hoje em dia NÃ HÁ qualquer pessoa que desconheça os danos que o tabaco causam à saúde de FUMANTES e NÃO FUMANTES. Há até bem pouco tempo, existia uma certa tolerância para queos fumantes ATIVOS tirassem sua baforadas em locais públicos e/ou em recintos fechados.Com o progresso científico produzido pelas pesquisas clínicas mundias chegou-se à TERRÍVEL conclusão de que o uso do tabaco trazia maior prejuízo à saúde para os NÃO FUMANTES. Tall notícia provocou grande surpresa e enorme perplexidade às populações de todos os países ! E desde então , os poderes públicos ligados à saúde das populações em geral decidiram realizar uma grande campanha educativa através da mídia e a cocretizar medidas proibitivas contra a propaganda do cigarro na mídia e aumentar as restrições aos usuários do tabaco.Os fumantes tiveram de encarar um dilema que começava dentro de seu próprio lar,local de trabalho, nos tansportes coletivos, nos locais de diversão e lazer.Quem é o agente principal do tabaco que fuciona como verdadeira DROGA ?

A NICOTINA tem sobre a atividade cerebral como droga excitante que aumenta em ESTADO de ALERTA algumas funções itelectuais, tais como a ATENÇÃO, e porduzindo MAIOR RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO, facilitando o desempenho INTELECTUAL. Desse modo o cigarro seria uma MULETA que ACELERAVA A PERFORMANCE profissional.Além disso a nicotina agiria como amplificador do HUMOR, "suprimindo" a ansiedade e o desânimo para a atividade profissioal.

Alèm disso a nicotina favorecia certa desinibição reduzindo os índices de TIMIDEZ e de INSEGURANÇA , pessoais !Ora,deante dessas ações tão favoráveis quato vantajosas O FUMO , foi aceito pela soociedade civil como uma "DROGA LÍCITA" , e um produto que gerava grandes RESULTADOS FISCAIS aos COFRES públicos! Assim juntaram-se a FOME com a VONTADE DE COMER !

Nenhum comentário: