Sáb, 17 Jan, 03h11
CAIRO (AFP) - O presidente egípcio Hosni Mubarak pediu a Israel que ponha fim "imediatamente" e "sem condições" a seu ataque à Faixa de Gaza e que retire todas as suas forças do território palestino, em um discurso transmitido pela televisão pública. O Egito também convocou uma reunião de chefes de Estado para discutir o conflito neste domingo em Sharm el-Sheik."Peço hoje a Israel que ponha fim imediatamente as suas operações militares", afirmou Mubarak.
"Peço a seus dirigentes um cessar-fogo imediato e sem condições e a retirada de suas tropas da Faixa" de Gaza, acrescentou.
O Egito convidou chefes de Estado europeus e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, para uma reunião de cúpula a ser realizada neste domingo no balneário de Sharm el-Sheik. Os convites foram enviados e essa reunião deverá ser realizada em torno do presidente egípcio, na presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, indicaram fontes diplomáticas européias.
O Egito não anunciou essa cúpula, mas uma fonte próxima à Presidência confirmou à AFP que havia preparativos "em curso" para uma reunião no balneário do Mar Vermelho.
A agência egípcia Mena indicou somente que o presidente francês Nicolas Sarkozy havia sido convidado para uma "reunião de consultas" neste domingo pelo presidente Mubarak para discutir um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Além do presidente francês foram convidados vários chefes de Estado ou de governo europeus, entre eles o chefe do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero e seus colegas Gordon Brown e o italiano Silvio Berlusconi.
A chanceler alemã, Angela Merkel, também convidada, não participará.
O jeito mais fácil de manter a sua lista de amigos sempre em ordem! Organize seus contatos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário