segunda-feira, abril 19, 2010

Uma Assembléia de Deus livre do reteté de Jeová.

Por Renato Vargens


Estou no Peru há alguns dias onde tenho pregado em algumas igrejas evangélicas dentre estas a Assembléia de Deus.

Como todos nós sabemos as Assembléias de Deus se caracterizam de forma efetiva por uma fé e comportamento pentecostal. Entretanto, é extremamente interessante perceber que apesar destas características, as igrejas peruanas não são adeptas daquilo que chamamos no Brasil de reteté de Jeová. Em nenhuma igreja que preguei pude ver aquilo que denominamos de"gira santa" com também as manifestações catársicas naturais ao pentecostalismo assembleiano brasileiro.

Infelizmente neste tupiniquim pais, cada vez mais tenho percebido que parte dos evangélicos estão vivendo um estranho tipo de evangelho. O sensacionalismo bem como o emocionalismo burrificado fruto deste retété transloucado tem ditado em nome do Espírito Santo comportamentos absolutamente contrários aos ensinos bíblicos.

Para piorar a situação em nome da experiência carnal, doutrinas e práticas litúrgicas das mais estapafúrdias tem se multiplicado em nossos arraiais. "Sapatinho de fogo, unção do cajado, do riso, do leão, da urina, galo que profetiza", entre tantas outras mais, fazem com que ruborizemos diante de tanta sandice.

Caro leitor, como já escrevi inúmeras vezes, creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se deve ao fato de termos abandonado as Escrituras. Não tenho a menor dúvida de que somente a Bíblia Sagrada é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; só ela é o árbitro de todas as controvérsias, como também a norma para todas as decisões de fé e vida. É indispensável que entendamos que a autoridade da Escritura é superior à da Igreja, da tradição, bem como das experiências místicas adquiridas pelos crentes. Como discípulos de Jesus não nos é possível relativizarmos a Palavra Escrita de Deus, ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro.

Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.

Que Deus tenha misericórdia da sua igreja.

Pense nisso!

Renato Vargens

Veja todos os seus e-mails de diferentes contas com apenas um login. Veja como.

Nenhum comentário: