domingo, março 02, 2008

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ou os crimes em Família

A  VIOLÊNCIA  DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES

Ou

Deu a "louca" nos homens?

Prof.Dr.José Maria Nascimento Pereira

É estarrecedor ver as repetidas notícias publicadas na mídia, sobre a violência dos homens contra as mulheres, em seus próprios lares!  Ainda bem que o poder público do Brasil já  criou muitas  "Delegacias de mulheres", especializadas no  combate aos crimes cometidos  ocultamente, "em família" . Entretanto e apesar disso, o noticiário nacional vem registrando, constantemente, senão  a cada dia , novos crimes de homens contra as mulheres,em seu ambiente domiciliar ! Será que "deu mesmo, a louca nos homens"?Estes agressores seriam, mesmo, homens e também adultos? Ou não passariam de crianças, abusadas, agressivas, e muitas vezes assassinas   ? O que se chama de "crime passional" não seria engendrado por uma mente doentia, inconsequente e covarde? O que se vê com total clareza, nesse crimes"passionais", é a estupidez e a desproporção do gesto  independente do nivel sociocultural, do agressor! Além  disso é inequívoca associação da  absurda truculência masculina, com a gritante incompetência afetivo-emocional para administrar  o precioso relacionamento amoroso e familiar  ! A violência doméstica, NADA TEM A VER  com ográu de instrução,nem com a classe social dos casais envolvidos. Ao contrário do que se esperaria, e , a despeito das rigorosas medidas jurídicas e policiais aplicadas, o que se tem  verificado, a cada ano, é um aumento desse tipo de violência em proporção geométrica !  Há um generalizado estado de PERPLEXIDADE em meio à população, face o noticiário policial de cada dia ! Diante de tais constatações , é absolutamente URGENTE , que  as instituições públicas e os movimentos sociais organizados, além dos procedimentos sócio-juridico-policiais, venham a incluir outras medidas ligadas ao campo da PSIQUIATRIA FORENSE  !

Devem ser conservadas todas as medidas punitivas, aplicadas aos AGRESSORES, tanto quanto   as que protegem  a mulher, que é uma vítima CONSTANTEMENTE INDEFESA .Porém

É necessário, também,  desenvolver os estudos sobre  a violência doméstica, da pespectiva da PSICOPATOLOGIA AFETIVO-SEXUAL, como um desvio de conduta socio-familiar, do ponto de vista dos estudos sobre PERSONALIDADE,espcialmente no que toca à distúrbios do CARÁTER !  

 



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

Nenhum comentário: