2 horas, 44 minutos atrás
Manutenção do telescópio pode não ocorrerPor Stella Dauer
O telescópio Hubble está prestes a ser abandonado mais uma vez. Graças à colisão ocorrida entre um satélite americano e um russo, o campo de detritos gerado pode impedir a manutenção do idoso telescópio.
A colisão entre um satélite de telecomunicações americano e um satélite russo desativado aconteceu no dia 10 de fevereiro deste ano. De acordo com o site Discovery , o desastre espacial provocou a formação de um cinturão de detritos com mais de 600 peças, que impedem que algumas rotinas sejam executadas pelas agências espaciais, uma vez que a velocidade dos detritos gira em torno dos 29.000 km por hora. De acordo com a NASA , a probabilidade de um acidente nessas condições é de 1 em 185, quando o mínimo aceito pela agência é de 1 em 200.
O acidente, que já atrasou o lançamento de uma missão marcada para o
dia 22, também pode prejudicar a sobrevivência do telescópio Hubble,
uma vez que a manutenção de seu maquinário não pode ser realizada. Se
nada for feito, o telescópio poderá parar de funcionar em um ano ou
dois, noticiou o site Wired .
A decisão da continuação ou do encerramento da missão de manutenção será divulgada em duas semanas. Se aprovada, a nave Atlantis deverá chegar ao Hubble em Maio deste ano.
O telescópio Hubble foi lançado ao espaço em 1990, e vem produzindo uma série de conteúdo de extrema importância para a Astronomia mundial. Há alguns anos, quase foi desativado, mas após um enorme abaixo assinado online, continuou na ativa.
www.geek.com.br
Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário