domingo, outubro 22, 2006

a identidade do ser humano

A IDENTIDADE DO SER HUMANO (31/08/2002)

Prof. José Maria Nascimento Pereira

Chegamos, afinal, ao século XXI, o chamado 3° milênio, e eis que nos ocorre uma pergunta: O que é o HOMEM? Nestes tempos de pós-modernidade, tem se observado que o Ser humano caminha para se auto-proclamar o "deus" de si mesmo. É curioso constatar esse fenômeno, que embora sendo esdrúxulo e absurdo, não pode ser classificado como surpreendente, especialmente para aqueles que conhecem as SAGRADAS ESCRITURAS.
Cabe lembrar aqui que o pecado original teve início quando Adão foi tentado pela proposta de Satanás: "ao comeres do fruto proibido 'sereis como Deus!' ". Atraído para obter o "conhecimento" do Bem e do Mal, o ser humano perdeu seu único referencial na escala da Criação. Desde então, tem se extenuado em perseguir um obsessivo escopo, o qual vem se manifestando através de um esforço investigativo obstinado para alcançar o diagnóstico de sua própria identidade. Somente o Homem, dentre todos os demais seres em toda a criação, procura conhecer sua origem, o seu destino pessoal bem como todo o universo em sua volta!
Em todas as culturas, desde os seus primórdios, há uma procura constante, sistemática e contínua, para que sejam desvendados todos os fenômenos que envolvem a Natureza e a própria existência. São as pesquisas, as experiências em laboratórios e todos os recursos da moderna tecnologia, com o único objetivo de encontrar as respostas definitivas para três inquietantes indagações: 1) Quem somos? 2) De onde viemos? 3) Para onde iremos?
O famoso projeto GENOMA chegou à conclusão de que toda a espécie humana originou-se de uma família africana. Enquanto isso, a Bíblia afirma que fomos criados "à imagem e semelhança de Deus" (Gênesis 1:26,27); e no Salmo 8:4-8, o escritor indaga: "...que é o Homem para que dele Te lembres e o filho do homem para que o visites?"

Nenhum comentário: