domingo, outubro 22, 2006

O povo refém do crime organizado !

O POVO BRASILEIRO, REFÉM DA CRIMINALIDADE (23/09/2002)

Prof. José Maria Nascimento Pereira

Os acontecimentos ocorridos nestes últimos dias, em BANGU 1, presídio do Rio de Janeiro tido como de segurança máxima, causou profunda surpresa e enorme decepção na opinião pública em todo o território nacional. Quando a TV divulgou as exigências dos presos junto às autoridades policiais, para suspenderem o motim e libertar seus reféns, o povo brasileiro se deu conta da total impotência dos orgãos de segurança pública para conter a expansão da criminalidade organizada. De repente toda a sociedade brasileira se apercebeu exposta a um clima de terror, e essa repentina tomada de consciência, a nível de coletividade, produziu simultaneamente sensações de fragilização e de excessiva vulnerabilidade. Ao mesmo tempo, irrompeu uma forte autopercepção em que ela se via DESESPERADAMENTE desprotegida da ação criminosa dos narcotraficantes.
Como pode ser percebido, a sociedade brasileira se encontra frente a frente com o dilema terrível, que é crime organizado, versus segurança DESORGANIZADA! É uma situação desigual! Estamos, TODOS, em desvantagem e indefesos! E aí? O que fazer? Para quem apelar? Corremos o mesmos riscos que a ITÁLIA e a COLÔMBIA tem passado!
Há muito tempo temos visto e ouvido, repetidas vezes, declarações peremptórias nos noticiários das nossas TVs que o crime organizado vem se constituindo em um "Estado" (clandestino), dentro do Estado oficialmente existente. Inúmeras vezes a sociedade civil, ordeira e trabalhadora, tem sido acuada pelos marginais que "decretam" o fechamento do comércio e das escolas, como forma de "feriado" pela morte de seus lideres abatidos nos confronto com a polícia! Isso é uma afronta, sem precedentes, às autoridades constituídas da nação brasileira.
Os sociólogos "de plantão" alegam que pobreza, o desemprego, a falta de habitação, e a miséria social decorrente do êxodo rural, atraiu para os centros urbanos, uma superpopulação de gente sem formação escolar e sem qualquer qualificação profissional. Se tais causas já foram identificadas e reconhecidas, porque o governo tem se mostrado inoperante durante tantos anos? A quem interessa a perenização dessa vergonhosa miséria social que vem destruindo a nação brasileira??? Quem nos trará as respostas e quem nos dará a URGENTÍSSIMA solução?

Nenhum comentário: